A violência urbana no Brasil
A formação de grandes centros urbanos no Brasil foi acompanhada pelo surgimento de graves problemas sociais, principalmente em razão do caráter concentrador e excludente, concentrador por causa dos graves problemas quanto a má distribuição de renda no país onde os pobres ainda são a maioria da população do Brasil enquanto a minoria rica, fica com grande parte da riqueza do país e excludente porque essa minoria da população é a que mais sofre com a exclusão social Pois são os mais pobres que mais sofrem com a falta de emprego, educação e saúde.Além dos problemas ambientais como: poluição dos rios, ar, mares, solo, há outros problemas de cunho social como: falta de moradia ,de escolas, hospitais, postos de saúde, saneamento básico, as grandes cidades brasileiras também apresentam grave problemas de violência.
As Áreas mais violentas são as periferias, marcadas pelo desemprego, pela falta de estrutura, de opções de lazer e pela grande oferta de entorpecentes (drogas) vindas de outros países através do contrabando ou produzidas no próprio território brasileiro.
Nos últimos anos as cidades brasileiras vêm atingindo grandes índices de homicídios por armas de fogo, alem dos diversos assaltos, roubos e agressões físicas nas ruas, escolas e em diversos lugares das grandes cidades. As mortes por armas de fogo chegam a ultrapassar as mortes provocadas por acidentes de carro, por infartos ou até mesmo a AIDS.
Boa parte dos homicídios que ocorrem no país está relacionada com o trafico de drogas. Nas favelas do rio de janeiro, por exemplo, os traficantes recrutam menores de idade de ate 12 anos esse adolescentes são utilizados como mão-de-obra para o trafico de drogas, depois e ingressar nesse meio a maior parte dos jovens não sobrevive por mais de um ano. As taxas de homicídios são mais elevadas nas faixas etárias entre 15 e 34 anos tendo crescido de forma expressiva.
A solução para o problema da violência nas grandes cidades brasileiras só pode estar em medidas efetivas que vizem a melhora de vida das comunidades mais pobres e, portanto mais atingidas com a violência, somente investindo em educação, saúde, áreas de lazer , trabalho com condições dignas,profissionalização dos jovens, o país terá condições de se tornar menos desigual . É preciso lembrar que nos últimos ano os grandes índices de violência, que eram registradas somente nas grandes cidades estão cada vês maiores também nas pequenas cidades que ficam mais próximas a esses centros urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário